segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Minha defesa

“Quem se insurge (revolta) em geral contra todos os aspectos da vida não deve ser inimigo de ninguém, mas unicamente do vicio em toda a sua extensão e totalidade. Se houver, pois, alguém que se sinta ofendido por isso, devera procurar descobrir as suas próprias malesas, porque, do contrario, se tornara suspeito ao mostrar receio de ser objeto de minha mensura” – Elogio da Loucura
É assim que defendo-me de todos aqueles (inclusive eu mesma) que pensaram ser ofensivo meu ultimo texto (acho reconfortante pensar que alguém pensou nele).
Como lema de cabeceira adotei a frase “não é saudável ser normal em uma sociedade doente”, mas quero deixar muito claro que a culpa dessa sociedade doente não é vossa, mas a cura sim.
Como? Confesso que não sei e não estou perto da resposta (tão distante quanto Pink Floid tentando achar uma porta na parede). Mas diagnosticando a sociedade receitaria critica, mas não a critica tosca a qual todos estamos acostumados, mas advinda de muita pesquisa e muito pensar. A formação de opinião está muito comprometida em nossas vidas, a opinião normalmente baseia-se em argumentos fracos ou vagos, não passam pelo senso critico e logo são aceitos pelo senso comum.
Novamente citarei Pink Floid neste texto, relembrando que somos apenas mais um tijolo na parede, mas um tijolo a menos vai deixa-la, pelo mínimo que seja, enfraquecida. Deixe um pouco de lado o ter e o econômico e confira seu ser, de onde vem suas bases éticas, quais são as raízes de sua opinião, qual é sua historia. Não é sua culpa a sociedade ser assim tão possessiva.
Se o cenário fosse outro e vivêssemos na década passada o antídoto seria quase inalcançável, destinado apenas a elite que possui mais do que a opinião de um canal de televisão corrompido. Mas a TV Globo não é hoje seu único jornal e fonte de informação, você tem o antídoto, mas então decidiram chamar o antídoto de chato e deixa-lo envelhecer coberto de pó por nossa própria vontade, enquanto nossa vontade passa a ser tiras humorísticas, sites de relacionamento (e em decorrência disto a vida alheia), noticias com pouca importância e repetitivas, gatos e afins.
Estamos acorrentados ao alcance de nossa chave mas não nos movemos em sua direção, quem sabe os grilhões machuquem nessa caminhada, mas é um preço baixo a se pagar pela liberdade de uma mente incrível, pensativa, especulativa e nada menos do que brilhante que é ofuscada diariamente com lixo.
Novamente, a sua mente não é um lixo, mesmo com toda a mídia tentando torna-la maleável e fácil de controlar, sua mente é infinitamente poderosa, e o velho clichê repetido tantas vezes e levado a sério tão pouco diz que podem tirar tudo de um homem, menos seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário