sábado, 3 de novembro de 2012

Então você quer ser um escritor


"Se não vir estourando de você apesar de tudo, não escreva. A menos que isso saia de você sem permissão  do seu coração, da sua mente,  e da sua boca e seu âmago, não escreva.
 Se você tem que se sentar por horas olhando para a tela do computador ou debruçado sobre o sua máquina de escrever procurando as palavras, não escreva.
Se você está fazendo isso por dinheiro ou fama,não escreva.
Se você está fazendo isso porque quer mulheres em sua cama, não escreva.
Se você tem que sentar lá e reescrever de novo e de novo, não escreva.
Se é duro trabalhar pensando em como escrever, não escreva.
Se você está tentando escrever como alguém, como outro,desista.
Se você tem que esperar para que isso saia como um rugido de você, então espere pacientemente.
Se esse rugido nunca sair, faça outra coisa.
Se você, primeiro, tem que ler a sua esposa ou sua namorada ou seu namorado ou seus pais ou a quem quer que seja,você não está pronto.
Não seja como tantos escritores,não seja como tantos milhares de pessoas que se dizem escritores,não seja maçante e chato e pretensioso, não seja consumido pelo amor próprio. As bibliotecas do mundo têm bocejado a dormir sobre o seu tipo.
Não seja mais um. Não escreva. A não ser que saia da sua alma como um foguete, a não ser que isso faça-o levar à loucura ou suicídio ou assassinato,não escreva. A menos que o Sol dentro de você queima seu âmago, não escreva.quando for realmente o tempo, e se você for escolhido,ele irá fazê-lo por si e vai continuar a fazê-lo até que você morra ou ele morre em você.
Não há outra maneira.
E nunca houve."

Charles Bukowski